quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Suspensão das atividades dos Grupos Artísticos se estende até dia 24

O Conselho Universitário (COUN) — instância máxima de decisões da UFPR — determinou adiar a volta às aulas para mais uma semana além do que já estava previsto, e assim as atividades dos Grupos Artísticos também só devem retornar a partir da segunda-feira, dia 24 de agosto.

Anteriormente prevista para o dia 17, a decisão tem como objetivo minimizar o risco de contágio pelo vírus da gripe A (H1N1). A semana adicional será utilizada para preparar a comunidade universitária para o retorno às aulas. A administração central da UFPR sugere a realização de plenárias setoriais, departamentais e colegiados de cursos.

O Coun também orientou que, quando possível, os eventos sejam cancelados, o que deve afetar o calendário de apresentações dos Grupos Artísticos, que com a suspensão não estarão em condições de prosseguir com os ensaios.

Assim como nas aulas de graduação e pós-graduação, as atividades de preparação de espetáculos dos grupos também compreendem aglomerações de muitas pessoas em espaços limitados, além de abranger atividades que envolvem contato físico, o que se mostra um ambiente propício para a disseminação do vírus.


Medidas
(texto abaixo por Mário Messagi Júnior/Assessoria de Comunicação da UFPR)

A administração da universidade está tomando uma série de medidas para garantir o retorno seguro das atividades de ensino. Além da manutenção de sabonete líquido nos banheiros para higienização das mãos, os campi terão álcool 70% disponível para todos os alunos, técnicos e professores.

Ao longo da próxima semana, a universidade deve instalar dispensadores de álcool em todos os prédios. Nos restaurantes universitários, serão feitas algumas adaptações físicas e disponibilizadas luvas e máscaras para os funcionários.

As equipes de limpeza também estão sendo treinadas para manter os espaços o mais higienizados possíveis.

Por fim, a universidade está organizando uma comissão de recepção, com alunos, professores e técnicos, para começar a atuar no dia 24. O objetivo é propagar informações e orientar para as cautelas pessoais necessárias para evitar o contágio.

Saiba mais

* Veja a matéria completa no site da UFPR

Nenhum comentário: