terça-feira, 31 de março de 2009

Curso aborda técnicas tradicionais e contemporâneas da gravura

Laboratório de Gravura do Departamento de Artes
Autor: Izabel Liviski

O Departamento de Artes da UFPR oferta a partir do dia 7 de abril mais uma “Oficina de Gravura”, uma formação que vem sendo realizada há dez anos e que anualmente traz para a Universidade artistas, estudantes, arte-educadores e outros profissionais interessados em artes visuais.

O curso estará aberto para a comunidade em geral, pessoas interessadas em pesquisar as possibilidades desse meio que abrange desde as técnicas tradicionais de gravura até os mais contemporâneos e atuais meios de reprodução da imagem. Funciona na base da orientação individual a partir do projeto de cada um.

Coordena o curso a professora Dulce Osinski que também ministra aulas junto com os professores Ricardo Carneiro e Paula Monteiro. A coordenadora explica que, além do trabalho prático em ateliê, o curso promove encontros semanais, conduzidos pelos professores orientadores, para discussão do trabalho dos participantes. “São também promovidos cursos de aperfeiçoamento, ministrados por artistas e teóricos da arte, convidados a mostrar seus trabalhos em gravura, a falar sobre seu processo criativo, procedimentos técnicos e a discutir teoricamente a gravura”, explica Dulce.

A formação funcionou até o ano passado como parte de um projeto de extensão e agora acontece apenas como curso, mas a filosofia continua a mesma: reunir um grupo de pessoas interessadas na produção e discussão da linguagem da gravura. O curso, que tem como pré-requisito alguma experiência na área da gravura, terá carga horária de 84 horas e aulas no período de 7 de abril a 24 de novembro, todas as terças-feiras, das 19 às 21h30. As aulas são realizadas no Laboratório de Gravura, na Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel. Curitiba, PR.

Serviço:
Oficina de Gravura
Número de vagas: 44
Aulas: terças-feiras, das 19 às 21h30
Local: Laboratório de Gravura
Objetivos: promover a reflexão, a discussão e a prática da gravura enquanto
linguagem artística.
Inscrições e informações: Até o dia do início do curso pelo e-mail gravura@ufpr.br

Leticia Hoshiguti / Assessoria de Comunicação UFPR

Fonte: http://www.ufpr.br/adm/templates/index.php?template=2&Cod=4939

Nenhum comentário: