quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Relembrando: 50 anos do Coral UFPR

Em 17 de outubro de 1958, na inauguração do Teatro da Reitoria, o Coral da UFPR fez sua estréia sob a regência do Maestro Mario Garau, contando com a presença do então Ministro da Educação e Cultura, Clóvis Salgado, e do Reitor Flávio Suplicy de Lacerda.O grupo teve como regente seu maestro fundador até 1987, ano a partir do qual Alvaro Nadolny assumiu como titular. Professor de canto e de interpretação, o maestro conta com o trabalho da pianista Karina Ferrer Gineste da Silva.

Foto: acervo UFPR/PROEC

Primeira apresentação do Coral, em 1958


Desde 1988, a grande preocupação dos responsáveis do Coral tem sido a formação do elenco por meio de aulas individuais de canto e interpretação. Dessa preocupação, nasceu um acompanhamento teórico mais aprofundado e o estudo de “técnica vocal, canto e interpretação”.


Foto: Douglas Fróis/PROEC

Garau recebe homenagem de Alvaro, nas comemorações dos 50 anos


A partir de um trabalho contínuo, diversos cantores se destacaram, fazendo solos nesse Coral e também em outros importantes grupos vocais do Brasil. Em 50 anos, passaram pelo grupo cerca de 6.000 pessoas que participaram de mais de 500 apresentações.


Em outubro do ano passado, o Coral da UFPR comemorou seus 50 anos de fundação. Para o evento foram convidados ex-integrantes para para a perfomance da famosa Hallelujah de Handel. Houveram mais de 100 pessoas cantando no Teatro da Reitoria na noite do dia 16. O evento foi recheado de emoção e recordação, com destaque na homenagem aos maestros.



Naquele dia, os integrantes atuais do Coral cantaram a emocionante Agnus Dei ("Cordeiro de Deus", clique para ouvir) em homenagem a Naldony, música composta pelo próprio maestro para a obra "Missa Terra de Santa Cruz ". Na homenagem a Garau, o Coral dedicou um discurso carinhoso, que arrancou fortes palmas do Teatro da Reitoria lotado, que também comemorava seu qüinquagésimo aniversário.

Nenhum comentário: